domingo, 29 de dezembro de 2013

hidrografia


na intermitência
dos dias
a poesia me recria
em outras margens
outras paragens
outra guia

e lá deságua
meu (uni)verso
líquido
que insípido
me confunde
com a rima
sem limite
do seu mapa-múndi



sábado, 28 de dezembro de 2013

cheiro

o pelo da pele
apela
e o arrepio
denuncia
o cio
só o cheiro
íntimo
ressuscita
o desejo
explícito
(quase onírico)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

poema suspenso

Eu quis um verso
controverso
mas o que fiz
foi inverso
e não condiz
com o que
componho:

um sonho
ficou no ar
no altar
por um triz

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Feliz aniversário!!!

16/12/2004 

Um superdia!

O dia do aniversário deveria ser um dia como outro qualquer, mas não é. Neste dia fazemos de conta que não esperamos nada, mas esperamos tudo.
Primeiro, esperamos que nada de errado aconteça, porque se acontecer, vamos dizer: "Putz, bem no dia do aniversário!" A gente não quer nem uma topada no pé da cama neste dia... Deveríamos ficar invulneráveis no dia do aniversário!
Segundo, esperamos que todo mundo saiba que é o dia do aniversário. Passamos pelo porteiro do prédio, dizemos "Bom Dia", e quando ele responde, pensamos:"Ele não sabe!"... Deveríamos usar uma roupa especial no dia do aniversário, que anunciasse a todos a data festiva! Talvez uma capa!
Terceiro, esperamos ganhar alguma coisa de alguém. Como se a nossa existência fosse uma dádiva para os outros. E do alto de nossa grandeza, dizemos: "Não precisava, não precisava..." Deveríamos ser aclamados na rua quando passássemos, no dia do aniversário!
Quarto, esperamos conseguir disfarçar a cara de tacho, quando abrimos um presente e ele não é bem aquilo que esperávamos! Deveríamos ter visão de raios-X no dia do aniversário!
E quinto, esperamos fazer uma porção de coisas neste dia, só por ser o dia do aniversário. Só que ele passa tão rápido, que quando percebemos, já se foi e só nos restou um ano a mais de idade... Deveríamos ter supervelocidade, ou até voar, no dia do aniversário!
Bem, acho que a gente espera mesmo é ter um superaniversário!
"Não precisava, não precisava..."


 Escrito por Zé do Café

Há 9 anos e alguns posts anteriores ao reproduzido, eu conheci o blog "Hora do Café", cujas postagens inspiradíssimas me levaram a virar fã do autor: "Zé do Café".
Eu estava passando pelo processo de "alfabetização" virtual..rs.. não fazia a menor ideia de como as "coisas funcionavam por aqui"! Fiz meu primeiro blog (cujo nome agora me foge..rs... só sei que tinha a palavra DEVANEIOS...rs) e, ao receber a visita do Zé do Café, tive meus versos elogiados pelo moço!
Todos os anos, no dia do seu aniversário, eu me lembro disso e fico com uma vontade enorme de prestar uma homenagem a ele. Seria uma forma de agradecer a TUDO que "aquele elogio" representou (e ainda representa) na minha vida poética!


sábado, 14 de dezembro de 2013

artefato


seu gosto
no meu corpo
transborda
seu gesto 
me dobra
desde um agosto
(perece)
em prima obra
a pena
se oferece 
qual desejo vivo
em extinção:
AMOR
tece um poema
(de papel)
feito à mão